Pesquisa revela que Geração Z é a menos engajada na igreja

Uma nova pesquisa revelou que a Geração Z é a faixa etária menos envolvida nas igrejas locais. O estudo “Estado da Bíbl...

Pesquisa revela que Geração Z é a menos engajada na igreja
Pesquisa revela que Geração Z é a menos engajada na igreja (Foto: Reprodução)

Uma nova pesquisa revelou que a Geração Z é a faixa etária menos envolvida nas igrejas locais.

O estudo “Estado da Bíblia”, realizado pela Sociedade Bíblica Americana nos Estados Unidos, analisou como o engajamento congregacional está relacionado com a saúde mental.

Segundo a pesquisa, pessoas engajadas na sua igreja local apresentam menos estresse, ansiedade e solidão do que aqueles que frequentam pouco ou não frequentam uma igreja.

A pesquisa, divulgada na semana passada, entrevistou americanos e os classificou em níveis de engajamento na igreja: alto, médio e baixo.

O relatório definiu como engajamento o "envolvimento de um indivíduo na vida, missão e comunidade de uma igreja local" e "aprender e crescer na fé, relacionamentos significativos com as pessoas na igreja e uso ativo dos dons no trabalho da igreja".

Os pesquisadores compararam os resultados entre os grupos geracionais: a Geração Z, jovens nascidos a partir de 1997; os Millennials nascidos entre 1982 e 1996; a Geração X, nascidos entre 1965 e 1981, e os Baby Boomers, nascidos antes de 1964.

Menos amigos na igreja

A Geração Z teve os níveis mais baixos de envolvimento na igreja em comparação com as gerações mais velhas.

Apenas 35% dos jovens adultos da Geração Z afirmaram que "No ano passado, tive oportunidades de aprender e crescer em minha fé".

Enquanto isso, 46% dos Millennials e Baby Boomers declaram que tiveram oportunidades de crescer em sua fé e 48% da Geração X.

Em relação ao nível de comunhão em sua igreja, apenas 19% da Geração Z relataram ter um "melhor amigo na igreja", em comparação com 25% da Geração X, 26% dos Millennials e 31% dos Baby Boomers.

Além disso, somente 27% da Geração Z concordaram que "há alguém na minha igreja que incentiva meu desenvolvimento espiritual". Já 43% das outras gerações concordaram com a afirmação.

Quando questionados se sentem que "meu pastor, ou outros líderes da igreja, parecem se importar comigo como pessoa", 42% da Geração Z responderam positivamente.

Cerca de 44% da Geração X, 48% dos Millennials e 49% dos Baby Boomers acreditam que a liderança de suas igrejas se importa com suas vidas.

Sobre se os entrevistados sentem que têm oportunidade de usar seus "dons" na igreja, 19% da Geração Z respondeu que sim, em comparação com 36% dos millennials, 32% da Geração X e 35% dos Boomers.

Maior bem-estar

O estudo da Sociedade Bíblica descobriu que aqueles que congregam regularmente em uma igreja relataram níveis de estresse quase 40% mais baixos.

O sentimento de solidão nesse grupo também cai cerca de 20%, enquanto seu senso de esperança para o futuro aumenta quase 20%.

"Nossa pesquisa mostra que os cristãos engajados na igreja têm significativamente menos estresse, menos ansiedade, menos solidão e mais esperança. Há anos, vimos esses mesmos efeitos com o envolvimento com as Escrituras, mas a igreja oferece um ambiente de vida onde esses fatores podem se manifestar”, afirmou o relatório.